Capacitação Indústrias de Sucos

Capacitação Indústrias de Sucos

  • 160 Horas de duração
  • 0 Aulas
  • 9 Módulos
Professor Universidade Eba

Este treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam no processo de fabricação de sucos, para que adquiram habilidades excepcionais em seu ramo.

Conteúdo Programático:

Integração de Segurança;

Boas Práticas de Fabricação;

Instrução sobre o Processamento de Frutas;

Instrução de Manipuladores de alimentos: contaminação cruzada;

Conhecimento em processamento de frutos tropicais;

Segurança alimentar;

Boas Práticas de Pós-Colheita de Frutas;

Instrução sobre as aplicações dos procedimentos operacionais padrão (POP’s) da empresa;

Gestão e Controle de Qualidade.


Aos participantes que desejam operar os processos de fabricação de alimentos, dentro dos padrões de eficiência e segurança operacional.

Professor Universidade Eba
""


Conteúdo Programático

Trata-se de um processo de treinamento e adaptação do funcionário com o ambiente de trabalho, tendo o objetivo de proporcionar o conhecimento e a orientação sobre os riscos relacionados à sua atividade profissional e visando garantir um bom desempenho.
As boas práticas se constituem como uma ferramenta imprescindível de qualidade para a obtenção de níveis satisfatórios de segurança dos alimentos. Portanto, esse módulo visa proporcionar a orientação necessária para que o colaborador seja capaz de realizar suas atividades de maneira eficiente, respeitando as normas e legislações vigentes de segurança, organização e limpeza do ambiente de trabalho.
A qualidade das frutas e os cuidados durante o manuseio são fatores fundamentais para o processamento dos sucos, contudo, as frutas devem ser limpas, sadias, e não conter a presença de parasitas, terras e resíduos animais ou vegetais. Sendo assim, esse módulo irá apresentar as instruções necessárias para o correto processamento, seguindo as legislações e controle de qualidade.
A contaminação cruzada é definida como a transferência de contaminantes biológicos, como microrganismos patogênicos (causadores de doenças), entre os alimentos, superfícies e os materiais de produção. Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada deve ser evitada por meio de medidas essenciais para garantir a segurança no momento do consumo. Sendo assim, nesse módulo será apresentado sobre a maneira correta de manipulação do alimento, seguindo as normas de higiene e segurança alimentar.
Realizar o processamento dos frutos tropicais requer um manejo e tratamento adequado, e para que isso aconteça várias etapas devem ser seguidas, desde a colheita até a embalagem e armazenamento. Portanto, nesse módulo será apresentado como é realizado o processo de produção e os cuidados necessários a essa atividade, priorizando a qualidade do produto.
A segurança de alimentos se refere, à garantia de que o produto alimentício estará livre de perigos físicos, químicos e biológicos, para que não cause danos à saúde do consumidor. Portanto, neste módulo, será apresentado as medidas de higiene necessárias aos trabalhadores que realizam a manipulação desse produto nas indústrias alimentícias.
As boas práticas de pós-colheita são ações necessárias para garantir um produto de qualidade, livre de contaminações biológicas, físicas e químicas nocivas à saúde. Portanto, nesse módulo será apresentado as condições higiênicas satisfatórias, a fim de garantir a qualidade e segurança dos produtos.
Para todas as indústrias são exigidos os procedimentos operacionais padronizados (POP), que consiste em descrever todos os procedimentos fundamentais às atividades de produção e de uso de ferramentas e equipamentos. Portanto, esse módulo visa orientar os colaboradores sobre a importância do procedimento para o bom desenvolvimento das atividades e segurança de todos os envolvidos no processo.
A qualidade pode ser definida como um conjunto de características referentes a um objeto a qual satisfaz alguns requisitos. Nas indústrias de alimentos, o controle de qualidade, é um método utilizado para mensurar a qualidade dos produtos oferecidos e declarar que eles estão de acordo com as legislações e especificações técnicas. Dessa forma, nesse módulo será apresentado os fundamentos da gestão e controle de qualidade, para que todos os envolvidos no processo produtivo tenha o mesmo objetivo, o de atender as necessidades do consumidor.
Voltar ao topo